Inserir Notícia

Como calcular o Capital de Giro da sua empresa?

 

 

É conhecida também como Capital Circulante Líquido (CCL). A importância do capital de giro é fazer com que a empresa funcione de forma saudável, sem depender da Necessidade de Capital de Giro para arcar com suas obrigações (NCG). Quanto mais positivo o ativo circulante da empresa for, melhor para ela. 


Para aqueles que ainda não tem conhecimento sobre Capital de Giro, recomendamos a leitura do texto “O que é e qual a importância do Capital de Giro de uma empresa”, feito pelos especialistas do Blog da Gestão Financeira para você se aprofundar mais no assunto. 


O Capital de Giro pode ser representado de diversas formas, como através do estoque do empreendimento ou nos recebíveis que estão no contas a receber. Estes são recursos que podem ser utilizados caso seja necessário cobrir prejuízos da empresa. Esta reserva é uma ferramenta estratégica no caso de a empresa não conseguir suprir as obrigações financeiras de curto prazo. O gestor irá medir parâmetros para fazer cálculos médios de prazos de recebimento, juntamente aos prazos médios dos pagamentos que devem ser realizados.


Para entender melhor o Capital de Giro, é preciso conhecer os conceitos de Ciclo Operacional e Ciclo Financeiro. O Ciclo Operacional é o intervalo do tempo gasto na execução das atividades da empresa, até o recebimento de suas vendas. Isto consiste na compra de matéria prima, pagamento dos fornecedores, produção, estocagem, venda, envio do material final, e por fim o seu recebimento. Já o Ciclo Financeiro é o intervalo de tempo que ocorre entre os eventos financeiros ocorridos no ciclo operacional. Por exemplo o pagamento dos fornecedores até o recebimento das vendas.


A fórmula para se calcular o Capital de Giro de uma empresa é:  Ativo Circulante - Passivo Circulante


Quando se faz o cálculo do Capital de Giro de uma empresa é necessário que ele fique positivo. Verifica-se os Ativos Circulantes da empresa e subtrai deles os Passivos Circulante, ou seja, vai ser calculado o que se tem de bens de direito no curto prazo que possa cobrir com suas obrigações de curto prazo. Se ao fazer essa subtração, mesmo que fique no zero a zero, e a empresa conseguir arcar com os custos, eles não têm a necessidade do Capital de Giro. Caso fique no negativo se tem a necessidade de tê-lo. Calcula-se então o prazo médio de recebimento e o prazo médio de pagamento. 


Existe a necessidade de se fazer alguns cálculos para se chegar ao valor necessário que a empresa precisa em seu Capital de Giro. Este valor vai depender da área de atuação e do tamanho da empresa.  No caso das indústrias, é preciso que haja capital para a compra da quantidade necessária de matéria prima, e para custear a produção e envio. Além disso, é preciso que a empresa consiga manter a operação e pagar seus funcionários. 


No caso de empresas de serviço, o valor necessário para o Capital de Giro tende a ser menor, relativo ao tipo de serviço oferecido. Um jornal, por exemplo, precisará pagar seus jornalistas mesmo antes da entrada das verbas de publicidade. Cada negócio faz um cálculo de acordo com suas necessidades, não há uma regra efetiva, por isso é importante que a empresa conte com a experiência de um bom contador e um bom gestor financeiro. 


Exemplo de como se calcula o Capital de Giro:


Ativo Circulante -------------- Passivo Circulante 

                            

Caixa - 500,00                          Fornecedores - 1000,00

Bancos - 60.000,00                   Salários - 10.000,00

Clientes - 100.000,00                Impostos a pagar - 2.000,00


Total = 160.500,00                    Total = 13.000,00


Fórmula: Ativo Circulante - Passivo Circulante 

Ou seja, 160.500,00 - 13.000,00 = 147.500,00 


O Capital de Giro da empresa apresenta R$147.500,00, o que é positivo para a empresa seguir de forma saudável. Agora, como fazer para identificar quando a empresa necessita de NGC - Necessidade de Capital de Giro? 


Ativo Circulante ------------------ Passivo Circulante


Caixa - 100,00                                Fornecedores - 50.000,00

Bancos - 5.000,00                           Salários - 20.000,00

Clientes - 15.000,00                        Impostos a pagar - 2.000,00


Total = 20.100,00                           Total = 72.000,00


Fórmula: Ativo Circulante - Passivo Circulante

Ou seja, 20.100,00 - 72.000,00 = -51.900,00 


O Capital de Giro é negativo, portanto, a Necessidade de Capital de Giro, para que a empresa possa arcar com suas obrigações de curto prazo é R$51.900,00. Uma observação importante é que esse cálculo se trata de uma ilustração, e por isso utilizamos o sinal de menos (-), contabilmente, todo número que seja NEGATIVO ele é representado entre parênteses, ex: (51.900,00).


Os benefícios de uma empresa com Capital de Giro positivo 


1 – A saúde financeira equilibrada proporcionando mais segurança e confiabilidade na hora de vender a prazo e até negociar com clientes inadimplentes. Uma instituição pouco organizada, torna-se dependente de terceiros para cumprir com suas obrigações;


2 - Assegura uma negociação mais confortável, podendo inclusive eliminar juros/multa e com parcelas a preços cabíveis ao orçamento. Isso faz com que os clientes se sintam conformados com a negociação;


3 – Dá à empresa fôlego para fazer planejamentos à longo prazo; 


4 - Financiamentos e investimentos;


5 - Manter o giro de estoque rotativo, vendendo seus produtos rapidamente e mantendo a estocagem sempre "renovável", atraindo novos clientes e firmando ainda mais aqueles que já são;


6 – Ter crédito no mercado beneficia parcerias com outras empresas;



Continue aprendendo sobre gestão financeira acompanhando nosso blog! Se tiver ficado com alguma dúvida sobre Capital de Giro ou gostaria de sugerir um tema para explicarmos, deixe um comentário! 


Até breve!


 



Link da Matéria Original:

Autor: BisaWeb - Tecnologia da Informação

Data de Publicação: 17/02/2021

Esta notícia já foi visualizada 25 vezes.


Imprimir notícia       Enviar notícia por email
Seu nome
Seu e-mail
Nome do seu amigo
E-mail do seu amigo

Comentários



Deixe um comentário


Desejo receber notificações se alguém mais comenta a noticia.