Inserir Notícia

Qual a melhor forma de agilizar a contabilidade de um sindicato?

 

No texto “Como gerenciar as Finanças de um Sindicato” falamos sobre tudo que está envolvido no gerenciamento.


Normalmente a contabilidade do sindicato é responsabilidade do gestor financeiro, mas isso pode depender do estatuto da entidade. Por outro lado, o que não muda nunca é que a execução das tarefas da contabilidade é responsabilidade do contador. Do ponto de vista das normas contábeis, apenas um contador inscrito em um conselho regional de contabilidade pode atuar nesta área. 

E isto é válido para qualquer instituição, seja empresa, sindicato, igreja ou empreendimentos que necessitem de uma demonstração contábil. 


Não há grandes diferenças contábeis entre o sindicato e as demais empresas, todos seguem as mesmas regras definidas pelos conselhos regionais de contabilidade. O que significa que tem que se apresentar balanço, razão e diário, que são os documentos obrigatórios. Além disso, deve-se fazer todas as declarações através do e-social e de outras ferramentas necessárias para a prestação das informações obrigatórias de toda e qualquer empresa que tenha um CNPJ.


Lucro ou prejuízo x superávit ou déficit


Enquanto uma empresa tem que efetivamente dar lucro ou prejuízo, o sindicato não tem este propósito. Ele é uma fundação sem fins lucrativos com a finalidade de prestar serviço para seus filiados. 


O sindicato pode ter um superávit ou déficit. O superávit é quando o total de despesas é inferior ao total de receitas. Já o déficit é quando falta para cobrir todas as despesas. Como não há distribuição de lucro, esta é equação usada na contabilidade do sindicato.


Enfim, quais são as práticas que podem facilitar a vida do sindicato? 


Depois de feita as apresentações, vamos falar de uma das práticas mais interessantes para agilizar e facilitar a contabilidade de um sindicato: adotar o uso de um sistema de gestão financeira que pode simplificar os processos descritos acima. Sistemas como o MonetaWeb, que tem integração entre a gestão financeira e a contabilidade, eliminam passos e fazem com que a prestação de contas seja feita de forma bem mais ágil. 


Isso acontece porque ao se alimentar o sistema com os lançamentos, movimentos, pagamentos, receitas e todas informações necessárias para fazer uma boa gestão financeira, o sistema estará automaticamente fazendo a contabilidade. E essa ajudinha é uma grande mão na roda. Será feito um só trabalho, que vai gerar muitas informações capazes de agilizar até a prestação de contas obrigatória perante aos associados. 


O processo de prestação de contas pode ser uma questão complicada e trabalhosa. É necessário obter informações precisas para que não haja dúvidas sobre a idoneidade da entidade. O sistema de gestão financeira é uma forma de manter todas as informações importantes organizadas em um só lugar, e de forma a qual elas conversem com a contabilidade. 


Vale a pena entender mais a fundo este tipo de sistema, e você pode começar conhecendo melhor o MonetaWeb!



Link da Matéria Original: monetaweb.com.br/blog-da-gestao-financeira/?noticia_id=17240&idGN=0&qtdNot=0

Autor: BisaWeb - Tecnologia da Informação

Data de Publicação: 21/07/2020

Esta notícia já foi visualizada 364 vezes.


Imprimir notícia       Enviar notícia por email
Seu nome
Seu e-mail
Nome do seu amigo
E-mail do seu amigo

Comentários



Deixe um comentário


Desejo receber notificações se alguém mais comenta a noticia.