Inserir Notícia

O que é e qual a importância do Capital de Giro de uma empresa?

 

O Capital de Giro pode ser representado de diversas formas, como o estoque do empreendimento, através dos recebíveis que estão nas Contas a Receber, estes são investimentos que necessitam ser utilizados caso seja necessário cobrir prejuízos da empresa.

                                                                                                                                     

Esta reserva é uma ferramenta estratégica no caso de a empresa não conseguir suprir as obrigações financeiras de curto prazo. O gestor irá medir parâmetros para fazer cálculos médios de prazos de recebimento, juntamente aos prazos médios dos pagamentos que devem ser realizados.

 

Para entender melhor o Capital de Giro, é preciso conhecer os conceitos de Ciclo Operacional e Ciclo Financeiro. O Ciclo Operacional é o intervalo do tempo gasto na execução das atividades da empresa, até o recebimento de suas vendas. Isto consiste na compra de matéria prima, pagamento dos fornecedores, produção, estocagem, venda, envio do material final, e por fim o seu recebimento. Já o Ciclo Financeiro é o intervalo de tempo que ocorre entre os eventos financeiros ocorridos no ciclo operacional. Por exemplo o pagamento dos fornecedores até o recebimento das vendas.

 

Quando se faz o cálculo do Capital de Giro de uma empresa é necessário que ele fique positivo. Verifica-se os Ativos Circulantes da empresa e subtrai deles os Passivos Circulante, ou seja, vai ser calculado o que se tem de bens de direito no curto prazo que possa cobrir com suas obrigações de curto prazo. Se ao fazer essa subtração, mesmo que fique no zero a zero, a empresa conseguir arcar com os custos, eles não têm a necessidade do Capital de Giro. Caso fique no negativo se tem a necessidade de tê-lo, calcula-se então o prazo médio de recebimento e o prazo médio de pagamento.

 

Se os dividendos da empresa estão em cinco mil, e a empresa possui apenas dois mil, não vai ser possível quitar essas obrigações, então necessita-se de dois mil de Capital de Giro. A conta bancária vai ficar zerada, porém a empresa terá cumprido com suas obrigações de curto prazo. A necessidade do Capital de Giro é o que falta para que se cumpra com estas obrigações.

 

Existe a necessidade de se fazer alguns cálculos para se chegar ao valor necessário que a empresa precisa em seu Capital de Giro. Este valor vai depender da área de atuação e do tamanho da empresa.  No caso das indústrias, é preciso que haja capital para a compra da quantidade necessária de matéria prima, e para custear a produção e envio. Além disso, é preciso que a empresa consiga manter a operação e pagar seus funcionários.

 

No caso de empresas de serviço, o valor necessário para o Capital de Giro tende a ser menor, relativo ao tipo de serviço oferecido. Um jornal, por exemplo, precisará pagar seus jornalistas mesmo antes da entrada das verbas de publicidade. Cada negócio faz um cálculo de acordo com suas necessidades, não há uma regra efetiva, por isso é importante que a empresa conte com a experiência de um bom contador e um bom gestor financeiro.

 

Para ilustrar, e não deixar dúvidas no modo como o Capital de Giro opera em uma empresa, vamos usar como exemplo uma loja de roupas. Esta loja tem todas as suas despesas, como funcionários, contas de luz, água, telefone, marketing e aluguel do espaço. Para pagar todas estas contas ela conta com o dinheiro que vem da venda das roupas. Porém se em algum momento, por algum imprevisto ou baixa nas vendas, este dinheiro faltar, a loja terá a necessidade de se bancar e honrar seus compromissos contábeis. É neste momento que ela vai se utilizar da ferramenta do Capital de Giro e de sua reserva monetária para não ficar com dívidas ou entrar no vermelho.

 

Para saber mais sobre o mundo das finanças e da contabilidade continue acompanhando nosso blog! Até a próxima...



Link da Matéria Original:

Autor: BisaWeb

Data de Publicação: 14/11/2019

Esta notícia já foi visualizada 270 vezes.


Imprimir notícia       Enviar notícia por email
Seu nome
Seu e-mail
Nome do seu amigo
E-mail do seu amigo

Comentários



Deixe um comentário


Desejo receber notificações se alguém mais comenta a noticia.