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A importância do planejamento para implantar uma Newsletter

Este é um hábito que deve ser levado em consideração em qualquer ação que você deve fazer. O planejamento na produção de uma Newsletter é fundamental, entre outros motivos, para você poder medir os resultados que quer alcançar com essa ação. A atividade da Newsletter não pode ser desordenada, ou não vai dar o resultado esperado. 


O que é preciso para fazer um bom planejamento? 


Existem 5 pilares básicos para começar seu planejamento. Possuir as respostas para essas estas questões é o mínimo que você precisa para organizar uma Newsletter de sucesso. Elas são:

1. Quem é o seu público alvo? Para quem essa Newsletter está sendo endereçada.

 

2. Qual a periodicidade devo dispará-las para fixar minha marca, sem ser incômodo ao meu receptor?  

 

3. Como será o layout da minha Newsletter?

 

4. Qual o conteúdo devo enviar para meu cliente, que seja relevante e de qualidade e que faça com que ele tenha uma boa lembrança da minha marca?

5. Através de qual mecanismo vou fazer os disparos de envio da Newsletter? 

Quando estamos em um planejamento para a ação de uma Newsletter, devemos colocar em pauta todo esse conjunto de questões. Uma das questões primordiais é ter o conhecimento de qual é o público alvo. Essa informação é tão importante porque vai ditar a forma com que você vai se dirigir a ele. Se você tem um público alvo que tem o hábito da leitura, você vai ter a possibilidade de criar um conteúdo mais rebuscado.


 Por exemplo, se seus clientes são professores universitários que estão fazendo mestrado e doutorado, será necessário que você gere um conteúdo com mais profundidade, pois isso que vai passar a respeitabilidade de sua Newsletter junto a este determinado público. 


As outras questões levantadas ao fazer o planejamento são igualmente importantes. Planejar qual a periodicidade de envio, definir quais os melhores temas a serem abordados e como construir uma evolução destes temas. Verificar como é que será executada a operação, onde mais estas Newsletters estarão disponibilizadas, a ferramenta de disparo de e-mail, e o layout de apresentação, que tem que estar compatível com o público que estará recebendo.  


Conhecendo melhor o seu Público Alvo 


Não há melhor caminho para conhecer seu público do que a interação direta com ele.  Você deve aproveitar todas as oportunidades para abordá-lo e perguntá-lo “o que você está achando do conteúdo? ”; “o que você gostaria de ler no blog? ”; “o que você está achando da periodicidade do envio? ”. 


Pegar o feedback direto com seu leitor é com certeza uma troca muito enriquecedora para ambas as partes. Você terá uma opinião sincera, vinda de alguém que te acompanha e tem interesse no seu material, e seu leitor terá mais assuntos de seu interesse.


Se você realmente não tiver a oportunidade de vivenciar esse contato direto, pode aplicar questionários de perguntas, que também funcionam muito bem. Para incentivar aos leitores a respondê-los você tem a opção de bonificar os que responderem, o que aumenta a taxa de resposta.


Quando devo fazer o planejamento? 


O ideal é fazer um planejamento para 12 disparos, ou seja, para o envio de 12 Newsletters. Será uma previsão para 3 meses. Você pode optar por fazer mais extenso, com 6 meses ou um ano, mas assim estará assumindo um risco. Se você passa muito tempo sem avaliar seus resultados pode perder a chance de corrigir erros ou se readequar a demanda. 


Depois do planejamento feito os próximos passos são gerar o conteúdo e fazer os disparos. A partir daí começa a análise dos resultados. Você vai ver o engajamento, quantos clientes abriram e lerem a Newsletter, qual foi o número efetivamente de cliques nas mensagens, os temas que mais tiveram interesse e assim por diante. 


Cada informação é um indicador do que pode ser melhor nas próximas. Você deverá usar o resultado desses 12 disparos para margear um novo planejamento das próximas 12 a serem enviadas. É com esse ciclo que os conteúdos se mantém atrativo ao seu público.



A máxima de hoje em dia no meio do marketing é que uma empresa deve se utilizar de tudo aquilo que possa impactar, ou levar o usuário a interagir com sua marca. Isso feito no máximo de dispositivos possíveis. Você deve moldar cada mensagem para o mecanismo a qual ela vai ser enviada. A forma de comunicação em uma rede social é diferente da de comunicação em uma Newsletter


Em nosso blog você pode encontrar um artigo sobre a importância da Newsletters e do E-mail Marketing. Fique ligado para mais informações! 

 



Link da Mat�ria Original: http://noticiadorweb.com.br/index.php?action=show&secao=exibir_noticia&noticia_id=17253

Autor: BisaWeb - Tecnologia da Informação

Data de Publica��o: 22/10/2020

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