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Usinagem na Indústria Aeroespacial - vol. 2

 
Competindo na indústria aeroespacial global - A enorme demanda promove a expansão da indústria
 
 
Com o grande impulso das economias emergentes, espera-se que o número de passageiros de aeronaves no mundo (volume de tráfego aéreo de passageiros) mantenha a alta taxa de crescimento anual próxima a 5%.
 
Considerando a carteira de pedidos confirmados, a AIRBUS (Europa) e a BOEING (EUA), as duas empresas líderes no mercado de aeronaves civis, juntas representavam 85% do mercado no final de 2016. As aeronaves de corredor único com cerca de 150 assentos para tráfego em distância curtas a médias têm uma grande demanda em mercados altamente populosos, como China e Índia. 
 
A AIRBUS e a BOEING têm produzido e entregado um total de aproximadamente 1.000 aeronaves por ano. Os jatos regionais com cerca de 100 assentos têm sido produzidos pelas duas empresas já consolidadas no mercado, a EMBRAER (Brasil) e a BOMBARDIER (Canadá). 
 
Mas a SUKOHI (Rússia), a COMAC (China) e a Mitsubishi Aircraft (Japão) estão entrando neste segmento, tronando a concorrência ainda mais acirrada.
 
Além disso, os motores de aeronaves de passageiros, desenvolvidos e montados no século 21 são mais ecológicos, com baixas emissões de ruído e alta eficiência de combustível. O crescimento previsto na indústria aeronáutica impulsionará o desenvolvimento e promoverá mudanças na indústria de usinagem, criando novas oportunidades e desafios empolgantes.
 
 
A demanda global por aeronaves para passageiros mantém o crescimento de 5% ao ano
 
 
 
Os fabricantes de ferramentas de corte e a constante evolução nos novos materiais desenvolvidos para aeronaves
 
O aumento da demanda por jatos de passageiros está mantendo os fornecedores de peças aeroespaciais mais ocupados do que nunca, pressionando-os a aumentar a sua produtividade.
 
Um jato de passageiros tem mais de 3 milhões de peças. Para a fuselagem e trem de pouso, são usados materiais mais leves e resistentes, com elevada resistência à corrosão. 
 
 
Para obter maior eficiência de combustível, materiais resistentes às altas temperaturas e à alta pressão são usados nos motores. Os materiais usados na fabricação de aeronaves evoluíram notavelmente nos últimos anos. 
 
 
É crescente o uso de materiais cada vez mais resistentes, como as ligas de alumínio, além dos materiais compósitos como o PRFC (polímero reforçado com fibra de carbono). Como estes novos materiais são difíceis de usinar, os fabricantes de ferramentas de corte, em parceria com os fabricantes de aeronaves e os fabricantes de máquinas, realizam a pesquisa e desenvolvimento em busca de alta eficiência, alta qualidade e alta precisão de usinagem.
 
 
 
Voo ao redor do mundo, acompanhado a indústria aeroespacial - Rede global da Mitsubishi Materials
 
A forte demanda das companhias aéreas no mundo todo tem estimulado o crescimento da indústria aeroespacial. 
 
Em 2016, a Mitsubishi Materials estabeleceu o Departamento Aeroespacial para oferecer produtos e serviços da mais alta qualidade aos clientes deste segmento. Como extensão desse novo departamento no Japão, a empresa também designou equipes dedicadas em tempo integral na Europa e nos EUA, para oferecer respostas rápidas e detalhadas aos clientes.
 
Além disso, para desenvolver tecnologias de usinagem inovadoras, o Departamento Aeroespacial mantém uma estreita relação com os seis centros técnicos localizados no Japão, Europa e EUA; e também com universidades e institutos de pesquisa no Japão e no exterior.
 
 
EUROPA
 
Trabalho em equipe além das fronteiras nacionais
 
A Mitsubishi Materials possui escritórios de vendas na Europa, Rússia e Turquia, além do Centro Técnico (M-VEC) e da planta de fabricação de ferramentas de corte, ambos na Espanha.
 
A equipe Aeroespacial da Europa, sediada na MMC HARTMETALL GmbH (Alemanha), coopera com as equipes técnicas de outros países como Inglaterra, França, Itália e Espanha, para oferecer as soluções mais avançadas aos fabricantes da indústria aeroespacial.
 
Em 2014, a Mitsubishi Materials uniu-se ao AMRC - Advanced Manufacturing Research Centre (Centro de Pesquisa de Produção Avançada). Muitos fabricantes da indústria aeroespacial mundial uniram-se ao AMRC para participar de pesquisas, desenvolvimentos e testes de tecnologias de fabricação de última geração.
 
A participação da Mitsubishi Materials em diversos projetos do AMRC tem sido altamente apreciados. Além disso, a Mitsubishi Materials tem participado ativamente de feiras internacionais de negócios aeroespaciais, como as feiras bienais ParisAir Show (França) e Farnborough International Airshow (Inglaterra).
 
 
Soluções da Mitsubishi Materials
 
A Mitsubishi Materials criou o Departamento Aeroespacial com o objetivo de oferecer as melhores soluções (produtos e serviços) para cada cliente na indústria aeroespacial. Passados seis meses desde que iniciaram as operações do departamento, percebemos um elevado nível de exigência em termos de especialização, tecnologia, qualidade e rapidez.
 
Apesar de ainda estarmos no processo de evolução, ao pensarmos junto com o cliente e enfrentarmos os desafios lado a lado, podemos nos tornar o "Seu Estúdio Global de Manufatura", conquistando a confiança dos clientes no mundo todo.
 
Estamos certos de que as soluções da Mitsubish Materials podem contribuir para o desenvolvimento da indústria aeroespacial. O Departamento Aeroespacial levanta voo rumo aos céus do mundo, enfrentando desafios em busca do desenvolvimento.
 
 
JAPÃO 
 
Uma equipe de experts em usinagem, do Japão para o mundo.
 
Sob a iniciativa da matriz (Tóquio), o Departamento Aeroespacial do Japão desempenha ativamente funções essenciais como marketing, desenvolvimento, projeto e fabricação de protótipos em cada canto no território nacional, além de fornecer respostas rápidas e precisas às solicitações de clientes não apenas no Japão, mas também na Europa, EUA e nos mercados asiáticos em crescimento acelerado.
 
O Centro Técnico do Japão Central (Gifu), inaugurado em junho de 2017, e o Centro de Tecnologia de Usinagem (Omiya) contam com as mais avançadas máquinas-ferramentas, como centros de usinagem de 5 eixos e máquinas multitarefas, além de outros dispositivos de medição e análise para atender diversos testes de usinagem. 
 
As equipes destes dois centros cooperam com os demais centros técnicos em todo o mundo, aprimorando continuamente as suas técnicas especializadas.
 
Além da cooperação usual já estabelecida com as universidades, a equipe técnica também participa do "Centro de Pesquisa Colaborativa para Inovação na Produção" (CMI), um projeto do Instituto de Ciência Industrial da Universidade de Tóquio.  Este projeto foi fundado em 2013 com o apoio do Ministério da Economia, Comércio e Indústria d Japão. Esta parceria com institutos de pesquisa, fabricantes de máquinas-ferramentas e o Instituto de Pesquisas Central da Mitsubishi Materials (Naka) resulta no desenvolvimento de ferramentas de corte exclusivas e de alto desempenho.
 
Como um parceiro de confiança indispensável para impulsionar a produtividade do cliente, o Departamento Aeroespacial, sobrevoa o cenário global, acompanhando a indústria aeroespacial.
 
 
EUA 
 
Alto grau de especialização em um dos principais segmentos industriais
 
O setor aeroespacial destaca-se na indústria norte-americana. Uma grande variedade de fabricantes, grandes e pequenos, formam este gigantesco mercado.
 
Com sua sede em Los Angeles, a Mitsubish Materials U.S.A. tem o Departamento de Marketing e Centro Técnico (CTC) localizados em Chicago, e duas plantas de fabricação de ferramentas de corte nos estados vizinhos para atender às necessidades dos clientes.
 
Recentemente, tem aumentado a demanda por usinagem de alto desempenho de grandes peças estruturais em ligas de titânio e ligas de alumínio. A equipe Aeroespacial Norte Americana oferece soluções atrativas e eficazes, elaboradas com base no seu alto nível de conhecimento especializado.
 
Através da sua ampla rede global, a Mitsubishi Materials tem a capacidade de atender com rapidez as bases produtivas dos fabricantes de aeronaves que se expandem dos EUA para o mundo. Além disso, a equipe também coopera com institutos de pesquisa especializados para o desenvolvimento de tecnologias de usinagem de última geração.
 
 
Novo centro técnico estabelecido na região central do Japão para atender às indústrias aeroespacial e automobilística
 
O Centro Técnico do Japão Central foi estabelecido nas instalações da Mitsubishi Materials, na Planta de Gifu - Este novo centro técnico oferece soluções atrativas através do uso de softwares como CAD, CAM e CAE, além dos testes de usiangem em máquinas multitarefas, suporte técnico completo e os cursos da Academia de Usinagem. Todos estes serviços incorporam os ideias do "Estúdio Global de Manuatura, para Você e para o Mundo".
 
 
Além do Centro de Tecnologia de Usinagem em Saitama, no leste do Japão, a Mitsubishi Materials possui centrls técnicos nos EUA, Espanha, China e Tailândia.  O recém-criado Centro Técnico do Japão Central, juntamente com o Centro de Tecnologia de Usinagem em Saitama (leste do Japão), são as duas bases que oferecem um atendimento amplo não apenas à região central do país, onde se concentram as indústrias aeroespacial e automobilística, mas também ao oeste do Japão.
 
O Centro de Tecnologia de Usinagem em Saitama dispõe dos equipamentos mais avançados e utiliza ativamente materiais inovadores, buscando o desenvolvimento de tecnologias de usinagem de última geração em colaboração com os clinetes. 
 
Já o novo Centro Técnico do Japão Central dispõe de uma variedade ainda maior de equipamentos, além do conhecimento e know-how adquiridos ao longo do tempo, para fornecer serviços técnicos para um grande número de clientes.
 
O Centro Técnico do Japão Central dispõe de mais de 10 máquinas de última geração, como centros de usinagem de alta precisão, máquinas-ferramentas multitarefas e tornos automáticos, sendo que cada uma delas tem aplicações específicas. É possível realizar análise CAE e simulação CAM sob condições semelhantes às condições reais de produção dos clientes, tanto no que se refere aos materiais e geometrias das peças usinadas, quanto às máquinas utilizadas.
 
Com isso, é possível propor métodos de usinagem ideiais para obter o produto acabado, além de analisar diferentes condições de corte através de simulações e também testes de usinagem que o cliente pode acompanhar e ver os resultados imediatamente.
 
Além disso, também é possível oferecer suporte em termos de ferramental e desenvolvimento de ferramentas especiais para atender necessidades específicas ou para processos onde as ferramentas standard não atendem satisfatoriamente.
 
A Mitsubish Materials, tendo como base o Centro de Tecnologia de Usinagem e o Centro Técnico do Japão Central, mantém a cooperação entre seus centros técnicos estabelecidos ao redor do mundo para fornecer soluções rápidas e eficazes para os clientes a qualquer hora, em qualquer lugar. Também mantém investimentos na inovação aberta, em parceria com universidades e institutos de pesquisa para desenvolver novas tecnologias de usinagem para o futuro.
 
Além disso, no Centro de Tecnologia de Usinagem, foi estabelecida a "Academia de Usinagem" em junho de 2016. Trata-se de um programa de treinamento para divulgar os conhecimentos técnicos, abordando temas como os fundamentos básicos de usinagame, prevenção de danos das ferramentas, soluções de problemas, melhorias na linha de produção utilizando dispositivos analíticos e de medição entre outros.
 
A partir de agora, este mesmo serviço também será oferecido pelo Centro Técnico do Japão Central, transmitindo à equipe técnica do cliente, as técnicas mais avançadas e know-how em usinagem, proporcionando meios de desenvolvimento de recursos humanos.
 
Compartilhamos nossos pensamentos, processos criativos e entusiasmo com os nossos clientes, fornecendo as melhores soluções e serviços para cada um de acordo com sua necessidades específicas. Assim, contribuímos para o seu sucesso nos negócios. Como profissionais da manufatura, a Mitsubishi Materials continuará se empenhando para ser  "Estúdio Global de Manufatura" ideal para os seus clientes.
 
 

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Link da Mat�ria Original: http://ferrusi.net/blog-da-usinagem

Autor: Blog da Usinagem

Data de Publica��o: 11/02/2020

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