Inserir Notícia

Indicadores de Liquidez: conceitos e importância da aplicação da ferramenta

Para saber se uma empresa possui índice de liquidez positivo é preciso identificar se os indicadores são iguais ou maiores do que 1. Quanto mais alto estiver este índice, melhor para a empresa.

 

As classificações dos indicadores de liquidez

 

Existem quatro classificações que indicam a liquidez de uma empresa, eles são: corrente, imediata, seca e geral. Cada uma delas tem suas especificações, forma de fazer a contagem e sua importância.  Vamos conhecer mais a fundo cada umas delas.

 

Liquidez Corrente

 

A Liquidez Corrente é o índice que vai informar o quanto a empresa possui de bens e direitos no curto prazo para cumprir com suas obrigações mais próximas. Para chegar a este índice se faz o seguinte cálculo:  Ativo Circulante dividido pelo Passivo Circulante.

 

Liquidez Imediata

 

A liquidez Imediata é o índice de maior liquidez, é ele que vai fazer a identificação do quanto a empresa tem de disponibilidade para cumprir suas obrigações de curto prazo. É feita uma análise do quanto a empresa tem em espécie (ou seja: caixa, contas em bancos e aplicações financeiras) para honrar as obrigações de curto prazo.

 

O cálculo para chegar ao índice de liquidez imediata é necessário fazer o seguinte cálculo: Disponibilidades dividido pelo Passivo Circulante

 

Liquidez Seca

 

É a Liquidez Seca que vai informar o quanto a empresa tem em bens e direitos no curto prazo, para cumprir obrigações do curto prazo, porém retirando os valores de estoque. É este índice que mede se os ativos estão concentrados no estoque ou não. 

 

Se ocorrer do medidor de liquidez der abaixo de 1 quer dizer que os ativos da empresa estão concentrados no estoque. Cabe então ao gestor, ou responsável por essa informação, planejar estratégias para girar o seu estoque, criar vendas, realizar promoções, queimas de estoque, dentre outras estratégias, para que assim a empresa opere as suas atividades normalmente.

 

Para fazer o cálculo da Liquidez Seca: Ativo Circulante menos o Estoque dividido pelo Passivo Circulante.

 

Liquidez Geral

 

A Liquidez Geral é o índice que mede o quanto a empresa pode honrar com suas obrigações de médio e de longo prazo. Ou seja, o quanto a empresa tem em Ativo Total para que possa cumprir com seu Passivo Total.

 

O cálculo para chegar na liquidez geral é: Ativo Circulante mais Ativo não Circulante, dividido por Passivo Circulante mais Passivo não Circulante.

 

Uma informação que deve ser levada em consideração é que em alguns balanços patrimoniais os Ativos não Circulantes são chamados de Realizável a Longo Prazo, e os Passivos não Circulantes são chamados de Exigíveis a Longo Prazo.

 

Empresas de todos os portes devem ficar de olho no índice de liquidez?

 

As grandes empresas, como as sociedades anônimas, geralmente têm o habito de fazer estas análises de liquidez, isto porque a maioria delas possui auditorias tanto internas quanto externas. 

 

A maioria das empresas de médio e pequeno porte deixam de lado este hábito, mas este não é o ideal. É imprescindível não deixar de fazer as análises de liquidez, esta é uma ferramenta capaz de identificar como está a saúde financeira de uma empresa, se ela possui bens diretos e se consegue cumprir com suas obrigações de curto, médio e longo prazo, independente do índice que ela vai avaliar.

 

Cabe então ao gestor financeiro se atentar a está pratica. Pode ficar a critério do contador, ou até de um analista, dependo de sua qualificação e se ele tem capacitação para este tipo de análise.

 

Se está seguindo nosso blog já aprendeu mais sobre Conciliação Bancaria, Plano de Contas, Capital de Giro, e agora Índices de Liquidez. Continue atento as nossas postagens para aprender, ou se atualizar!



Link da Matéria Original: noticiadorweb.com.br/index.php?action=show&secao=exibir_noticia&noticia_id=17200

Autor: BisaWeb

Data de Publicação: 25/11/2019

Esta notícia já foi visualizada 417 vezes.


Imprimir notícia       Enviar notícia por email
Seu nome
Seu e-mail
Nome do seu amigo
E-mail do seu amigo

Comentários



Deixe um comentário


Desejo receber notificações se alguém mais comenta a noticia.