Inserir Not�cia

História da Mitsubishi - vol. 2

Tesouro do Japão: O maior produtor de ouro do país.


Mina de ouro de Sado

Uma das raízes da Mitsubishi Materiais remonta à cidade de Sado, na Província de Niigata.  Sado é citada em "Konjaku Monogatari Shu" (Antologia de Contos do Passado), escrito no final do Período Heian, e também em "Kintosho" de Zeami.  Além disso, a ilha de Sado já era conhecida desde os tempos antigos como a "ilha de ouro".  A Mina de Sado, que pertencia à família imperial, foi vendida para a Mitsubishi Goshi Kaisha em 1896 e, posteriomente, apoiou o crescimento das indústrias do Japão com a maior produção de ouro do país.  Este artigo apresenta a história da Mina de Ouro de Sado e o desenvolvimento da tecnologia de mineração.


 

 

Corrida do ouro na era moderna no Japão

O Sítio Histórico da Mina de Ouro de Sado fica a cerca de quatro horas de Tóquio no trajeto percorrido de trem bala e barco a jato (barco de passageiros de alta velocidade).   A mina é localizada na ilha de Sado, na região oeste da Província de Niigata.  Conhecida como a maior mina de ouro e prata do Japão, a Mina de Sado tem aproximadamente 400 quilômetros de túneis (equivalente à distância entre Sado e Tóquio).  Este amplo sítio possui diversas instalações de mineração, reconhecidas como importante patrimônio nacional, pelo seu valor histórico, cultural e como um patrimônio da modernização industrial.



A história da Mina de Ouro de Sado começou em 1601, quando três mineiros que procuravam prata na Mina de Prata de Tsurushi em Aikawa, descobriam uma nova jazida de ouro e prata.  Em 1603, Ieyasu Tokugawa, o shogun (antigo título militar) que venceu a Batalha de Sekigahara, logo passou a ter o controle direto sobre Sado.  O shogun imediatamente nomeou como seu administrador, Nagayasu Okubo, que era natural da Província de Kai e tinha conhecimentos sobre mineração de ouro.  A Mina de Sado foi explorada sob o comando de Okubo, começando pela jazida Aoban, a maior das jazidas;  seguida por Dohyu, uma jazida a céu aberto; e as jazidas Ohkiri e Torigoe.  No seu auge, na primeira metade dos anos 1600, a mina produzia mais de 400 kg de ouro e 40 toneladas de prata por ano.  



A Mina de Sado de repente tornou-se a maior mina de ouro e prata do Japão, dando início à corrida do ouro.  Ao longo de 270 anos até o final do sgunato Tokugawa, um total de 41 tonedas de ouro foi extraído da mina, apoiando a base financeira do xogunato (governo de um shogun) no Parído Edo.




Rápido crescimento com o desenvolvimento da tecnologia de mineração e a transferência da mina para Mitsubishi

A Mina de Sado, que havia se tornado uma mina de ouro famosa, viu sua produção declinar a partir de meados do Período Edo.  Com isso, em 1869, o governo do Período Meiji enviou à mina um engenheiro ocidental para reverter a situação.  Assim, em 1877, foi constrúido um moinho de minério com tecnologias ocidentais e também foi aberto o eixo Ohdate, o primeiro eixo em estilo ocidental na minaração de metais no Japão.  Com estas novas instalações o governo pretendia atrair moeda estrangeira e recursos financeiros para a modernização.



Além disso, em 1885, o novo governo Meiji tentou aumentar a produção da Mina de Sado, preparando-se para mudar o sistema monetário, tornando-o mais moderno, com base no padrão ouro.  Então, Oshima Takato foi nomeado diretor da Mina de Sado.  Ele abriu várias novas instalações como o eixo Takato, a usina de flotação Kitazawa usando uma nova tecnologia alemã e também desenvolveu o porto de Oma.  Em 1890, foi criada a escola de mineração para alavancar o desenvolvimento nacional de tecnologia de mineração.  Esta iniciativa toru-se uma política importante para promover a educação sobre mineração no Japão.  Posteriormente, em 1896, a Mina de Sado, assim como a Mina de Ikuno, tornou-se prpriedade da Mitsubishi Goshi Kaisha (antecessora da Mitsubishi Materials) e iniciou um rápido crescimento.



Com a mecanização e a implantação de equipamentos movidos à energia elétrica, a Mitsubishi conseguiu retomar o impulso na produção de ouro.  Assim, na segunda metade do Período Meiji, a Mina de Sado alcançou um nível de produção equivalente ao seu auge no Período Edo, produzindo mais 400kg de ouro ao ano.  A Mitsubishi produziu aproximadamente 33 toneladas de ouro durante os 93 anos de operação.  As modernas tecnologias de mineração e de processamento de minérios da Mitsubishi contribuíram decisivamente para o aumento da produção de ouro.




A história duradoura da Mina de Ouro de Sado

A Mina de Ouro de Sado, a maior mina de ouro do Japão, encerrou suas atividades em 1989, com uma produção total de 78 toneladas de ouro e 2.300 toneladas de prata ao longo de sua história.  Atualmente estabelecido como Sítio Histórico da Mina de Ouro de Sado (operado pela Golden Sado Inc.) o local está aberto ao público para visitação e busca o reconhecimento como Patrimônio Mundial.



A Mina de Sado deixou um legado de 400 anos de história de tecnologias de mineração e sistemas de produção de minérios.


 

 

Leia também:

História da Mitsubishi - Vol 5 cliquando aqui...

História da Mitsubishi - Vol 4 cliquando aqui...

História da Mitsubishi - Vol 3 cliquando aqui...

História da Mitsubishi - Vol 2: clicando aqui...

História da Mitsubishi - Vol 1: clicando aqui...

 

 

A cada semana temos novidades no Blog da Usinagem. Siga-nos nas redes sociais ou cadastre-se para receber nossa Newsletter.

 

Blog da Usinagem é uma iniciativa da FERRUSI, empresa pernambucana que atua como distribuidor de ferramentas de usinagem e acessórios para máquinas operatrizes e também ferramentas de metal duro MITSUBISHI MATERIALS, fresas de aço rápido, brocas, bits, bedames, pastilhas de solda, limas rotativas dentre outras.

 

Contatos:
Fones: (81) 3441-6072 / 3269-5759
WhatsApp: +55 81 8629-6979 (clique e fale)
e-mail: ferrusi@ferrusi.net
Website: www.ferrusi.net

Facebook: Facebook.com/FerrusiUsinagem

Instagram: Instagram.com/ferrusiusinagem



Link da Mat�ria Original: http://ferrusi.net/blog-da-usinagem/

Autor: Blog da Usinagem

Data de Publica��o: 11/11/2019

Esta not�cia j� foi visualizada 2502 vezes.


Imprimir not�cia       Enviar not�cia por email
Seu nome
Seu e-mail
Nome do seu amigo
E-mail do seu amigo

Coment�rios



Deixe um coment�rio


Desejo receber notifica��es se algu�m mais comenta a noticia.