Inserir Notícia

A importância de fazer a Conciliação Bancária Diariamente

 

Esta conciliação é feita ao se verificar se todos os movimentos financeiros foram registrados no sistema (cheques, pagamentos, boletos e etc.). Quando este registro é operado corretamente, o saldo do banco vai estar idêntico ao que consta no sistema, e pode-se dizer que estão conciliados.  Desta forma as informações são corretamente registradas para serem passadas para a contabilidade.

 

Esta conferência de dados é primordial para manter a integridade das informações. É muito importante se basear em informações corretas para tomar uma decisão assertiva. A empresa que se baseia em números incertos corre grande risco de cometer equívocos graves. Portanto fazer da Conciliação uma prática diária é imprescindível para decisões mais eficientes. 

 

Apesar de ser um hábito de suma importância, algumas empresas ainda o colocam de lado.

 

Na economia pessoal, muitos falham em não anotar seus gastos e não manter um controle das despesas, fixas ou momentâneas. Isto pode causar transtornos, como a perda do controle financeiro, endividamento, cheque especial e afins. Cenário esse que também pode acontecer no mundo corporativo. Empresas que negligenciam essa atividade muitas vezes só vão perceber um erro ou uma informação incorreta quanto já estão levando algum tipo de prejuízo.

 

Outro benefício da empresa que faz a Conciliação Bancária diariamente é a possibilidade de ter uma melhor previsão do fluxo de caixa. Com isso se faz um planejamento orçamentário muito mais efetivo, já que as informações apuradas rigorosamente a cada dia resultam em relatórios mais fidedignos.

 

Um importante habito diário

 

A Conciliação Bancária é uma atividade bem simples de se fazer, e pode ser feita através do sistema MonetaWeb. O responsável deve estar com as informações bancárias, e ir dando baixa nas movimentações que foram feitas, registrando cada movimento. É uma atividade rotineira que, se feita todos os dias, leva muito pouco tempo para ser concluída. 

 

Uma tarefa simples, necessária e eficiente, que precisa ser valorizada e concluída todos os dias. Por parecer tão simples, algumas empresas optam por fazer semanalmente ou mensalmente, mas assim a possibilidade de não ter o número correto e acabar cometendo um equívoco é maior. Fazendo diariamente as informações são mais assertivas. Os dados sobre um cheque que foi emitido no mesmo dia são muito mais precisos do que os dados de um cheque que foi emitido há um mês atrás.

 

Por esses motivos é muito recomendado que as empresas adotem esse habito diário da Conciliação Bancária. Este é um pequeno movimento diário, que resulta em grandes benefícios.

 

Até a próxima, continuem atentos às nossas postagens para mais dicas e informações.



Link da Matéria Original: noticiadorweb.com.br/index.php?action=show&secao=exibir_noticia&noticia_id=17177

Autor: BisaWeb

Data de Publicação: 03/10/2019

Esta notícia já foi visualizada 83 vezes.


Imprimir notícia       Enviar notícia por email
Seu nome
Seu e-mail
Nome do seu amigo
E-mail do seu amigo

Comentários



Deixe um comentário


Desejo receber notificações se alguém mais comenta a noticia.