Inserir Notícia

Para que serve um Planejamento Financeiro?

 

 

O planejamento financeiro é essencial na vida de um administrador. É através dele que as metas que são traçadas pelo gestor ganham forma para que sejam cumpridas dentro dos prazos estabelecidos. Ele é uma projeção das receitas e despesas da instituição para determinado período.

 

Uma das vantagens de realizar um planejamento financeiro é que ele esclarece para o empreendedor todas as movimentações financeiras da empresa, dessa forma, o gestor tem um controle maior e mais assertivo sobre suas receitas e despesas utilizadas ou que serão usadas em determinado período.

 

O planejamento financeiro pode ser realizado em duas etapas: a longo ou curto prazo. É uma das ferramentas essenciais numa estratégia de negócio, pois, organizando as despesas e receitas o gestor pode organizar de uma maneira sustentável suas finanças para que a empresa cresça de maneira saudável e contínua.

 

A longo prazo o planejamento pode ser sistemático, comtemplando as necessidades de capital financeiro da instituição. Dessa forma, é possível que os objetivos futuros da empresa possam ser colocados já neste planejamento para serem transformados em objetivos reais com a execução do cronograma planejado.

 

A curto prazo, o planejamento é uma maneira de administrar o ativo circulante ou capital de giro do negócio, que pode conter principalmente o controle de títulos negociáveis, estoques, contas a receber, contas a pagar, empréstimos bancários, entre outros.

 

Ele também deve conter declarações de cenários diversos como: projeções de vendas, análise de investimentos, os demonstrativos de fluxo de caixa, resultados, balanço patrimonial, demonstração do resultado do exercício, etc.

 

Ele também ajuda e evitar riscos de investimento, através dele a empresa pode se preparar para gerenciar uma possível crise caso isso venha a ocorrer. Sem um planejamento financeiro em longo prazo, a empresa pode começar a enfrentar dificuldades que podem leva-la a falência.

 

Outras vantagens de realizar um planejamento financeiro é que ele não é só uma atividade de manutenção para o negócio, ele é essencial para o seu desenvolvimento e pode utilizar as ferramentas abaixo em sua elaboração:

 

●Estabelecer com antecedência as ações a serem executadas;

●Estimar recursos;

●Antever percalços;

●Definir responsabilidades para o alcance dos objetivos.

 

Existem diversos softwares de gestão financeira* que podem te ajudar a realizar um planejamento financeiro. Os softwares além ajudarem a realizar um planejamento mais assertivo e organizado, minimizam os erros ao realizar um planejamento manual, seja através de livros contábeis ou de planilhas eletrônicas, mas que precisam ser alimentas manualmente. Os softwares contribuem para o desenvolvimento do planejamento financeiro de forma mais segura e eficiente.

 

*O MonetaWeb é um software de gestão financeira e com ele você agilizará os registros contábeis da sua empresa através da integração com seu sistema financeiro. Dessa maneira é possível analisar seus resultados de forma mais inteligente, pois, ele fornece informações para elaboração do planejamento auxiliando na tomada de decisões, além de manter as finanças da instituição sempre organizada



Link da Matéria Original:

Autor: BisaWeb

Data de Publicação: 19/06/2019

Esta notícia já foi visualizada 88 vezes.


Imprimir notícia       Enviar notícia por email
Seu nome
Seu e-mail
Nome do seu amigo
E-mail do seu amigo

Comentários



Deixe um comentário


Desejo receber notificações se alguém mais comenta a noticia.