Inserir Notícia

Qual a importância da matemática financeira para um administrador?

 

 

A matemática financeira é uma ciência exata ligada ao capital. Ela integra a matemática geral, pois, é uma de suas subdivisões. Através dela trabalhamos com números e valores, além de aplicar suas técnicas de cálculos para estudar a relação do capital em razão do tempo. Quando bem desenvolvida e aplicada, ela auxilla na tomada de decisões do empreendedor.

 

A matemática financeira é uma parte da matemática dedicada integralmente á análise de dados financeiros. No geral, ela utiliza conceitos como capital, patrimônio, juros, inflação, empréstimo, investimento, lucro, valor presente, valor futuro, fluxo de caixa, taxa de retorno e outros para estudar a atuação do dinheiro na empresa.

 

O controle das finanças é um dos maiores desafios de um gestor, não importa o tamanho da instituição a ser administrada. O que muda de uma empresa para outra é a quantidade de capital envolvido nas transações. É através dos números e valores que a empresa pode medir como anda sua saúde financeira e acompanhar o seu crescimento ou se for o caso entender o que causou a estagnação dela no mercado.

 

Se o gestor não possui conhecimentos suficientes na área financeira ele enfrentará uma série de dificuldades e dificilmente ele conseguirá administrar sozinho por exemplo o seu fluxo de caixa, controlar a folha de pagamento e fluxo de mercadorias. Sem o correto acompanhamento dessas etapas, fica mais complicado fazer o negócio prosperar.

 

A matemática financeira é essencial na vida de um gestor. Como podemos ver através deste artigo sem ela a tarefa de administrar uma instituição pode se tornar uma dor de cabeça bem maior do que seria normalmente. Se você sozinho não consegue dar conta da tarefa de gerenciar financeiramente seu negócio, terceirizar essa tarefa pode ser uma boa saída. Existem diversos softwares de gestão financeira* no mercado que podem ajudar um gestor a gerir melhor o seu negócio.

 

*O MonetaWeb é um software de gestão financeira e com ele você agilizará os registros contábeis da sua empresa através da integração com seu sistema financeiro. Dessa maneira é possível analisar seus resultados de forma mais inteligente, pois, ele fornece informações para elaboração do planejamento auxiliando na tomada de decisões, além de manter as finanças da instituição sempre organizada.



Link da Matéria Original:

Autor: BisaWeb

Data de Publicação: 03/06/2019

Esta notícia já foi visualizada 76 vezes.


Imprimir notícia       Enviar notícia por email
Seu nome
Seu e-mail
Nome do seu amigo
E-mail do seu amigo

Comentários



Deixe um comentário


Desejo receber notificações se alguém mais comenta a noticia.