Inserir Notícia

Qual a importância de se usar um software de gestão financeira na sua empresa?

 

 

 

 

A gestão financeira é essencial para garantir que sua empresa cresça saudável e gere lucros. Já que o objetivo principal de todo empreendedor é fazer com que a sua empresa cresça não só no potencial de lucratividade como também em reconhecimento no mercado, é importante que a gestão financeira seja feita corretamente e sem falhas.

 

Manter a administração financeira do negócio organizado ajuda a evitar problemas no futuro. Uma das melhores maneiras de se fazer esse processo é através de um software de gestão financeira. Muitos empreendedores ainda realizam o controle da sua gestão financeira manualmente através de planilhas no computador ou em livros manuais. Estes métodos além de serem demorados podem se tornar ineficientes à medida que, quanto mais extensas for à planilha para ser atualizada há mais chances algo sair do controle e dar errado.

 

Um estudo realizado pelo Sebrae Nacional em 2013 apontou que aproximadamente 25% das empresas no Brasil acabam fechando com menos de dois anos de vida. Esse percentual pode subir para 50% se for comparado com os estabelecimentos com menos de quatro anos de existência. Esses índices estão relacionados não só com a falta de uma gestão financeira bem executada como também a outros indicadores utilizados para a realização da pesquisa.

 

Tecnologia e gestão financeira

 

A tecnologia revolucionou o jeito de como as relações humanas acontecem atualmente e por este motivo fica impossível imaginar o mundo sem aparelhos que nos conectam diretamente a redes sociais ou a ferramentas de trabalho. Computadores, tablets, smartphones, notebooks, passamos boa parte do nosso tempo com as mãos em algum desses aparelhos.

 

A tecnologia veio para ajudar a todas as áreas que dela necessitam, inclusive, a gestão financeira. A melhor forma de se realizar uma boa administração financeira é contar com a ajuda de softwares especializados nesta tarefa e deixar de lado as planilhas computadorizadas ou escritas manualmente, pois, esses métodos são passíveis de conter erros e eles acontecerem com mais facilidade.

 

Um software de gestão financeira além de agilizar e facilitar as tarefas diárias mais importantes do setor financeiro também irá cuidar das finanças da empresa de maneira mais precisa e eficiente. Listamos alguns motivos para você entender a importância de se usar um software de gestão financeira na sua empresa.

 

● Maior agilidade

 

Automatizando através de um software o controle financeiro da empresa outras operações da instituição poderão ser executadas mais rapidamente, uma vez que, o sistema será alimentado com importantes dados financeiros e a busca pelas informações demandará menos tempo a ser realizada pelo colaborador que estiver à frente do processo.

 

Dessa forma, não será mais necessário que uma equipe inteira do setor fique atrás da mesma informação. O sistema cuidará de registrar os cálculos das operações, os profissionais que operam o sistema executarão ações a partir do que estiver nele, otimizando assim o desempenho financeiro da empresa.

 

A agilidade que um software de gestão financeira trará a empresa não fica restrita ao trabalho do setor financeiro, uma vez que outros setores precisam da aprovação dele para realizar determinadas operações. Sendo assim, podemos entender que nenhum setor precisará mais esperar por semanas por uma resposta do financeiro, já que ele terá mais agilidade e autonomia para trabalhar.

 

● Maior praticidade

 

É complicado enumerar todas as maneiras que o uso de um software de gestão financeira tornará a rotina do setor financeiro mais prático. Mas, em primeiro lugar, eliminando o uso de planilhas e livros manuais e com as informações concentradas em um só lugar, o acesso a elas torna-se infinitamente mais fácil já que todos da equipe terão acesso igual ao sistema podendo localizar a informação que se deseja rapidamente sem a necessidade de perguntar a outros como chegar a ela.  Eliminando arquivos físicos, pode-se utilizar os espaços ocupados por eles para outras finalidades e adotando um sistema de gestão financeira a segurança das informações estará preservada no software financeiro.

 

Ao se adotar um sistema, todos os procedimentos acabam sendo padronizados e será necessário que a equipe esteja pronta para entender os novos procedimentos que serão realizados. Isto será ótimo para a empresa, uma vez que o controle financeiro estará sempre padronizado.

 

● Incidência menor de erros

 

Quando se adota um sistema informatizado de gestão é possível perceber uma redução significativa nos erros de processos e operações da empresa, pois, com menos interferência humana a possibilidade de erros é bem menor. O setor financeiro é um dos que mais impactados por essa melhoria, pois, ele lida com uma enorme quantidade de dados que terão relatórios mais precisos e confiáveis devido às alterações realizadas.

 

● Menor incidência de riscos

 

Toda decisão financeira tomada dentro de uma empresa apresenta um grau de risco, isso pode acontecer por que: por trabalhar com previsões sobre o futuro, a qualquer momento as circunstâncias podem mudar e algum imprevisto acontecer, ou, as previsões podem ser feitas baseadas em informações passadas, que logo podem induzir ao erro se estiverem incorretas por falta de atualização.

 

O risco sempre existirá mesmo que um sistema de gestão financeira seja utilizado, porém ele poderá ser consideravelmente reduzido, pois, as informações obtidas por meio do sistema são extremamente mais confiáveis e as previsões também. Dessa forma, é possível se tenha mais assertividade para tomar alguma decisão, lembrando que riscos estão presentes a todo o momento, pois, não podemos controlar o futuro.

 

Conclusão

 

Após todos estes motivos é possível perceber que ao adotarmos a utilização de um sistema de gestão financeira dentro da sua organização ele passa a otimizar tempo, e, com isso a empresa pode vir a lucrar até mais, uma vez que tempo é dinheiro. O fato de o gestor poder guardar com mais eficiência e mais agilidade informações para se obter mais acertos na tomada de decisões já é um bom custo/benefício a implantação do sistema como um todo no negócio.

 

Existem vários tipos de softwares de gestão financeirano mercado, cada um para atender a um tipo de necessidade especial da empresa, pois para isso o software precisa trabalhar de acordo com as necessidades em  que ela se encaixa, como tamanho, quantidade de funcionários e etc.

 

*O MonetaWeb é um software de gestão financeira e com ele você agilizará os registros contábeis da sua empresa através da integração com seu sistema financeiro. Dessa maneira é possível analisar seus resultados de forma mais inteligente, pois, ele fornece informações para elaboração do planejamento auxiliando na tomada de decisões, além de manter as finanças da instituição sempre organizada.



Link da Matéria Original:

Autor: BisaWeb

Data de Publicação: 07/05/2019

Esta notícia já foi visualizada 447 vezes.


Imprimir notícia       Enviar notícia por email
Seu nome
Seu e-mail
Nome do seu amigo
E-mail do seu amigo

Comentários



Deixe um comentário


Desejo receber notificações se alguém mais comenta a noticia.