Inserir Notícia

Noções básicas de gestão financeira

 

O setor financeiro é o que mais precisa de atenção dentro de uma empresa, pois, é ele quem administra os recursos disponíveis para os outros setores. Em caso de falta de recursos, a empresa não tem como continuar com suas atividades. Ter uma gestão financeira eficiente é necessário para sustentar qualquer negócio, além de fazer cresce-lo.

 

É através da gestão financeira que podemos observar a situação atual da companhia e projetar situações futuras, dessa forma, o empreendedor pode idealizar planos para o crescimento da empresa sabendo quais os recursos que estarão disponíveis em cada período.

 

Soluções como a integração financeira e contábil aceleram o processo de envio de dados e aumentam as chances do empreendedor tomar uma decisão mais assertiva quando necessário. É importante que o empreendedor esteja sempre atento aos seus parceiros e ferramentas tecnológicas para que eles possam ajuda-lo neste processo.

 

Portanto, a gestão financeira é fundamental para que a empresa dê continuidade a suas atividades e investimentos. Para um negócio evoluir é imprescindível uma análise de sua posição no mercado e estipular metas e prazos para crescer. Sendo assim, o planejamento estratégico deve andar lado a lado com a gestão financeira para o crescimento do seu negócio.

 

A gestão financeira pode ser considerada como um conjunto de procedimentos que envolvem:

 

● A análise e o controle de todo o movimento financeiro;

● O planejamento estratégico da empresa;

● A administração do patrimônio e do capital.

 

Em outras palavras, ela fornece à gestão de negócios subsídio indispensável para que seu planejamento seja feito, isso garante uma boa administração financeira.

 

 

Principais funções da gestão financeira

Entre as funções da gestão financeira numa empresa, podemos destacar:

 

1. Análise e planejamento financeiro

O gestor financeiro deve fazer a análise dos resultados financeiros obtidos e, através dele, gerar o planejamento de ações necessárias para o equilíbrio da instituição e para seus futuros investimentos.

 

2. Aplicação dos recursos financeiros

A gestão financeira é responsável pela boa utilização do capital financeiro da empresa, fazendo a captação do que seja necessário e a aplicação de recursos disponíveis, sempre com o objetivo de aumentar a sua lucratividade.

 

3. Crédito e cobrança

Cabe à gestão dos negócios analisar a concessão de créditos aos clientes, além de gerir o recebimento de créditos concedidos.

 

4. Fluxo de caixa

Além de realizar os pagamentos e recebimentos, controlando o saldo de caixa, a administração financeira também é responsável pelo fluxo do caixa, com a previsão futura do movimento financeiro, evitando indisponibilidade de recurso.

 

5. Contas a pagar e receber

O controle de contas a pagar e receber faz parte da gestão financeira. Isto pode ser feito mantendo os pagamentos em dia e fazendo as cobranças necessárias, e também garantindo o controle sobre impostos, despesas operacionais e pagamento de funcionários.

 



Link da Matéria Original:

Autor: BisaWeb

Data de Publicação: 22/04/2019

Esta notícia já foi visualizada 364 vezes.


Imprimir notícia       Enviar notícia por email
Seu nome
Seu e-mail
Nome do seu amigo
E-mail do seu amigo

Comentários



Deixe um comentário


Desejo receber notificações se alguém mais comenta a noticia.