Inserir Notícia

Quais as diferenças entre Receita Líquida e Lucro Líquido?

 

 

Entender alguns termos básicos da contabilidade é essencial. A receita líquida e o lucro líquido são dois dos termos mais comuns e úteis no mundo contábil. A definição de ambos pode parecer bem óbvia, mas, a chave para entender cada termo está na palavra “líquido”. Ao contrário de bruto, líquido, significará sempre que algo foi subtraído.

 

Receita líquida

 

A receita líquida trata da quantia de dinheiro que uma empresa recebe durante um período específico. Isso inclui as deduções das mercadorias envolvidas, pois, a receita líquida faz parte do demonstrativo de resultados de uma companhia, que é uma importante ferramenta de análise e expõe a competência de uma empresa ao realizar vendas e gerir seus custos.

 

Para calcular a receita líquida é necessário ter o número da venda bruta da empresa, após isso, é preciso realizar deduções como descontos e reembolsos, por exemplo. Finalizando, soma-se possíveis rendas extras como por exemplo, os juros na conta corrente da empresa. Após realizar tudo isso, o valor final obtido será a receita líquida do seu negócio.

 

Utilize a seguinte fórmula para o cálculo: (Venda bruta) – (deduções necessárias) + (rendas extras) = Receita líquida. Não confunda Receita Líquida com Faturamento Líquido.

 

Lucro líquido

 

O lucro líquido pode ser considerado como a diferença positiva do lucro bruto menos o lucro operacional e o não operacional. O cálculo do lucro líquido é de extrema importância para a empresa, para se chegar a ele você irá realizar um levantamento de diversos dados vitais do seu empreendimento, por isso é tão importante ficar atento a toda contabilidade da sua empresa.

 

Se o resultado final do cálculo do lucro líquido do seu negócio for positivo é sinal de seu negócio está crescendo e sua empresa dando lucros. Porém, se o resultado do cálculo for negativo é um sinal de que os gastos da sua empresa ultrapassaram as receitas, isso causa uma perda líquida nos lucros. Quando o resultado do lucro líquido é negativo é necessário reestruturar o orçamento do estabelecimento e colocar em prática medidas de cortes de gastos. Dessa maneira, em pouco tempo, o cálculo do lucro líquido da empresa será positivo e ela passará a gerar mais lucros que despesas.

 

Utilize a seguinte fórmula para o cálculo: (Receita líquida) – (custos do negócio + valor dos impostos) = Lucro líquido. É preferível utilizar um software de gestão financeira para cuidar da vida administrativa dos seus negócios, pois, dessa maneira, você diminuirá os possíveis erros que podem acontecer na administração de sua instituição.

 



Link da Matéria Original:

Autor: BisaWeb

Data de Publicação: 17/04/2019

Esta notícia já foi visualizada 91 vezes.


Imprimir notícia       Enviar notícia por email
Seu nome
Seu e-mail
Nome do seu amigo
E-mail do seu amigo

Comentários



Deixe um comentário


Desejo receber notificações se alguém mais comenta a noticia.