Inserir Notícia

O que estuda a Gestão Financeira?

 

Toda empresa, seja ela pública ou privada, necessita de um profissional que organize as suas finanças. O Chefe do Setor Financeiro ou CFO (em inglês) é o profissional o responsável pela administração dos riscos financeiros de um negócio. O CFO também é responsável pelo planejamento financeiro da empresa, além de ser um dos executivos mais importantes da empresa.

Ele cuida do planejamento financeiro, gestão do capital de giro, também analisa investimentos, acompanha os desvios de budget (em inglês significa orçamento e é frequentemente utilizado no meio empresarial) para recoloca-los na direção correta, além de interagir com todas as áreas inclusive com a área comercial.

E qual a importância deste profissional no ambiente corporativo? Os profissionais da área de gestão financeira utilizam diversos métodos, técnicas, conceitos, tecnologias para a realização de atividades ligadas ao setor. Os cursos de gestão financeira que atualmente estão em atividade regulamentar em nosso país podem ser o superior tecnólogo, com uma duração mais curta que o superior comum, ou, uma especialização na área.

Quem decide entrar para esse universo das finanças precisa estar preparado para realizar muitos cálculos ao longo do curso, além de estudar outras disciplinas correlatas como: fundamentos das finanças, administração, contabilidade, estatística, matemática financeira, mercado de capitais, gestão de investimento, capital de giro e formação de preços.  A grade curricular também pode contemplar aulas de direito empresarial, ética, legislação tributária e comportamento organizacional

 

Gestão Financeira

 

Podemos entender que a gestão financeira é o conjunto que avalia e analisa as decisões e estratégias da empresa que estão relacionadas à captação, manutenção e administração de recursos econômicos. Em outras palavras, pode-se dizer que administração financeira é o conjunto de medidas e procedimentos que visam potencializar os ganhos de uma empresa.

Existem diversos modelos de gestão financeira que podem ser adotados por uma empresa e cada um possui uma finalidade diferente. Alguns são mais simples, enquanto outros são mais complexos e dependendo do tamanho do empreendimento, pode necessitar de um software de gestão financeira, por exemplo, para gerenciar as atividades desenvolvidas. Os softwares reúnem muito mais dados e permitem o planejamento estratégico financeiro como um todo, o que facilita a vida do administrador financeiro.

 

Softwares de Gestão Financeira

 

            Existem diversos softwares de gestão financeira disponíveis no mercado, cada com suas particularidades para atender as necessidades do seu cliente. Um sistema de gestão financeira ajuda o gestor a controlar todos os processos e garantir informações mais seguras e precisas sobre as finanças de sua entidade. Dessa forma, integrar todas as finanças num sistema único facilita o seu controle, ajudando assim o gestor a tomar melhores decisões para seu negócio.

           

 



Link da Matéria Original: noticiadorweb.com.br/index.php?action=show&secao=exibir_noticia&noticia_id=17087

Autor: BisaWeb

Data de Publicação: 27/03/2019

Esta notícia já foi visualizada 69 vezes.


Imprimir notícia       Enviar notícia por email
Seu nome
Seu e-mail
Nome do seu amigo
E-mail do seu amigo

Comentários



Deixe um comentário


Desejo receber notificações se alguém mais comenta a noticia.