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Solução de monitoramento da Volvo já acompanha cerca de 5 mil máquinas nas Américas

 

Disponível desde o último mês de agosto, o ActiveCare Direct (ACD) tem o objetivo principal de aumentar a disponibilidade das máquinas e diminuir os custos operacionais por meio da redução do consumo de combustível e da prevenção de paradas não planejadas. Apresentado como programa de pós-venda durante a M&T Expo 2018, o ACD analisa as informações em tempo real, acompanhando a integridade e o desempenho da máquina. Nas Américas, cerca de 5 mil máquinas são acompanhadas pelo programa. 10% deste total estão na América Latina.

 

Ele monitora desde o uso excessivo da marcha lenta e comportamentos inadequados de operação até os códigos de alerta que podem ocasionar falhas na máquina. Com os milhares de dados coletados, a Volvo gera mensalmente relatórios destacando as áreas de oportunidade para aumentar a produtividade e reduzir os custos operacionais. Ao alertar, por exemplo, sobre a necessidade de troca de alguma peça ou informar sobre algum problema recorrente, a consultoria do ACD dá maior previsibilidade na manutenção, evitando a quebra de componentes mais caros no futuro.

 

Com o relatório é possível visualizar o percentual de tempo de trabalho em relação ao tempo ocioso de cada máquina individualmente, por tipo de equipamento e ainda por mês, para referência histórica. Os relatórios também comparam grupos de máquinas de acordo com médias de horas, consumo de combustível e percentuais médios de trabalho e de tempo ocioso. O sistema ainda gera e-mails para o distribuidor e o cliente, orientando sobre o passo a passo para a solução dos problemas identificados via códigos de falha. Casos de uso indevido do equipamento também são registrados para identificar necessidades de treinamento do operador, como, por exemplo, no caso de altas velocidades de deslocamento e de desligamentos de turbo a quente. “A Volvo monitora os códigos de falha da máquina, estabelece prioridades e comunica as ações necessárias, em três níveis: alta prioridade (casos em que os problemas podem parar a máquina ou até afetar a segurança na operação), média prioridade (problemas que podem se agravar a médio e longo prazo) e baixa prioridade (eventos menos críticos e que podem ser resolvidos posteriormente”, explica Renan Wagner, responsável pela área de desenvolvimento de negócios de pós-venda da Volvo CE LA.

 

O ACD permite que os clientes usufruam de um poderoso programa de telemática, sem ter que investir tempo para analisar relatórios ou decifrar códigos de falha”, diz Samuel Albuquerque, gerente de marketing e vendas de peças da Volvo CE LA. No Brasil, cinco empresas já contrataram o serviço em equipamentos espalhados por todo o País. Operando com terceirização de frota, movimentação de calcário, concreto e construção, essas empresas estão gradativamente adicionando novos equipamentos, de olho nas vantagens do sistema.

 

Nota: Israel Leal da equipe do Portal do Locador viajou a convite da Sobratema para fazer parte da equipe de jornalistas para participar das coletivas de imprensa da M&T Expo 2018

 

 

 



Link da Mat�ria Original: http://www.mtexpo.com.br

Autor: Blog da Usinagem

Data de Publica��o: 03/12/2018

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