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Como montar uma empresa de locação de equipamentos para construção civil

O mercado de Construção Civil tem uma Infinidade de formas de atuação. Você pode ser engenheiro ou arquiteto e atuar na área de construção de prédios, escolas, etc mas você também pode vir atuar em diversos outras atividades que giram em torno mercado como por exemplo a atividade de Locação de máquinas e equipamentos para Construção Civil.

Como é uma atividade que tem foco, sobretudo, na economia que as empresas precisam realizar, a maioria das companhias desse negócio têm feito um grande sucesso. Equipamentos cada vez mais são necessários já que o setor está cada dia mais profissionalizado.

As demandas de aluguel são uma oportunidade de criar um negócio sólido e expansivo. Se você pensa em criar uma empresa de locação de equipamentos para construção civil, leia o guia abaico para descobrir o caminho que você deverá percorrer.

O que é preciso para atuar no mercado de Locação de Máquinas e Equipamentos para Construção Civil?

Como todas as áreas que se vai investir, antes de tudo é preciso ter um conhecimento do setor. Se achas que é tudo muito simples, vá logo tirando o cavalinho da chuva pois a Locação requer que você estude bastante o mercado.

Dependendo do tipo de equipamento que você vai trabalhar, faz-se necessário conhecimento especializado para a gestão de estoque de máquinas e equipamentos.

Mas, nada que não se resolva com uma boa dedicação e interesse em aprender. Vamos tentar de dar algumas dicas:


Mix de Equipamentos
Como qualquer outro negócio, você precisa ter uma diversidade de produtos. Não é porque você está oferecendo o mesmo serviço de tantas outras empresas que você não precisa inovar. Com uma gama de equipamentos você oferece maiores soluções para os clientes, garantindo uma maior probabilidade de fechar contratos.

Entre o maquinário essencial, estão guindastes, betoneiras, ferramentas em geral, alisadoras de pisos, geradores, vibradores de mangote, andaimes, compactadores de percussão, bombas centrífugas, bombas submersíveis e de drenagens e outros.

Mas, você também pode decidir por ser mais focado em um segmento específico. Existem Locadoras que só alugam um único tipo de equipamento. Essa especialização simplifica os seus processos e torna a sua atividade direcionada a um público que você consegue identificar mais facilmente.


Público-alvo
A pesquisa de público-alvo é importante em qualquer tipo de negócio, independentemente do tamanho ou do segmento. No caso das empresas de locação de equipamentos para a construção civil, os clientes são outras empresas*. Deve-se descobrir, então, o tamanho médio daqueles que são seus potenciais consumidores, e comportamento deles no mercado.

O ideal é focar em uma clientela diversificada. Empresas que fazem grandes, médias ou pequenas construções, ou realizem reformas residenciais, garantem um lucro mais sólido. Se sua empresa for flexível conseguirá atender os diversos tipos de negócios. As necessidades delas irão demonstrar quais os equipamentos devem estar no seu acervo.

*Há também as Locadoras que focam em pessoas físicas que pode inclusive ser bem mais rentável.
Localização da Locadora

A localização é um dos pontos mais importantes a se considerar, e que leva mais tempo para definir. Uma empresa de locação de equipamentos deve estar estrategicamente posicionada nos centros comerciais, próximas a outras empresas de materiais de construção. Essa localização aumenta a probabilidade de arranjar negócios, já que as pessoas, por obrigação e comodidade, irão ao seu empreendimento quando estiverem realizando compras.

Claro que, dependendo do tipo de produto que sua Locadora vai dispor, a localização pode não ser algo tão importante pois os teus Locatários não vai até você. É você que precisa fazer visitas para oferecer seus equipamentos.

 

 

Concorrência
A análise de concorrência é um passo importante antes de implementar o negócio. Avaliar quais empresas competirão diretamente com a sua, e os pontos fortes e fracos delas, é fundamental para saber qual estratégia adotar nesse sentido. Para sair na frente não há segredo. É preciso oferecer melhores condições para o cliente, tanto no que diz respeito ao custo-benefício como na forma de gerir o negócio.

Para isso, é de extrema importância agir com ética, compromisso e qualidade. A equipe deve ser bem treinada, especializada e prestativa em todos os processos. Além disso, os vendedores devem ser bons negociadores. Esses fatores unidos certamente colocarão sua empresa à frente das concorrentes, fazendo com que tenha clientes fieis e cresça.
Fornecedores

A pesquisa dos melhores fornecedores é ideal para economizar. Os equipamentos devem ser atuais e possuírem uma elevada qualidade, e as empresas fornecedoras precisam oferecer boas condições de pagamento.

 

Gestão de estoque
Sua equipe deve ter o conhecimento adequado sobre seu equipamento para poder realizar a gestão do estoque de locação. É preciso conhecer, por exemplo, as datas de aquisição das máquinas, o tempo de vida-útil, as depreciações que sofreram com o tempo, as manutenções necessárias para cada uma, etc.

A equipe precisa, então, fazer um grande trabalho de pesquisa para descobrir as características dos equipamentos em estoque e dos que ainda serão adquiridos. Assim como das máquinas que estão sendo requisitadas por clientes. É preciso ter um planejamento claro sobre as atualizações do estoque. Nesse quesito, é importante focar em novas tecnologias e novos lançamentos no mercado.
O nome e a apresentação visual

Encontre uma identidade para sua empresa, trazendo para seu negócio originalidade. Pense em algo que deixará sua empresa única, como, por exemplo, a locação de veículos usados na construção civil. Um exemplo é o uso de caminhões com guindastes, que são imprescindíveis em muitas construções, mas que poucas empresas de locação de equipamentos possuem.

 

 

Gestão
A administração é o fator mais importante em qualquer empresa. Por isso você deve investir em automação e tecnologia, bem como em conhecimento de gestão atualizado. Um ponto importante nos dias de hoje é a informatização. Você terá muitas vantagens se adquirir um software de gestão, pois ele permite uniformizar os processos essenciais do negócio.

O programa de computador garante que você diminua a margem de erros, já que você automatizará grande parte do processo. Um software permite controlar os estoques, o perfil dos clientes, os fornecedores, as características do seu serviço e do equipamento, etc.

Existe hoje em dia um leque grande de empresas que oferece sistemas para gerir uma empresa de locação de equipamentos. Inclusive o Portal do Locador (pergunte-nos).

 

Publicidade
De alguma forma, você precisará divulgar os serviços e os produtos a serem locados. É importante demonstrar aos clientes as vantagens e benefícios de alugar ao invés de comprar, e por que devem contratar a sua empresa.

O marketing deve estar focado na maior vantagem que as empresas locadoras de máquinas e equipamentos têm: a facilidade. Por isso, procure provar como o cliente terá ganhos com pagamentos acessíveis e flexíveis. É importante também utilizar canais para interagir com o público, como o website e redes sociais. Você poderá divulgar seus produtos e as informações sobre eles, como preços e promoções.

Nós do Portal do Locador somos especialistas nesse assunto. Veja o livro: “Marketing Digital para Locadoras de Máquinas e Equipamentos” que é um guia básico para se iniciar nessa área.

 

 

Conclusão
Se você seguir os passos corretos você conseguirá montar sua empresa com sucesso. Faça as pesquisas indicadas, de público-alvo, produtos, localização, concorrência e fornecedores. Forme um estoque completo de máquinas e equipamentos mais usados. Crie uma identidade para sua empresa, com serviços que só ela oferecerá. Contrate boa equipe de profissionais, que conheça o segmento do mercado, seja prestativa e habilidosa em negociar. Tudo isso irá fazer da sua empresa de locação de equipamentos líder na sua região.

Mas, não esqueça: Se sua empresa é da área de Aluguel de Máquinas e Equipamentos, sugiro acessar o Portal do Locador (www.portaldolocador.com/cadastro-gratis) e cadastrar sua empresa. É inteiramente GRÁTIS.

 

Fonte: Blog e-Gestor



Link da Mat�ria Original: www.portaldolocador.com/cadastro-gratis

Autor: MKT PortaldoLocador.com

Data de Publica��o: 07/06/2018

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