Inserir Not�cia

Novidades do Rental – 41° Semana de 2017

FGV constata mais confiança na construção

Índice apurado mensalmente revela melhora disseminada da percepção entre empresas consultadas

Em setembro, pelo quarto mês consecutivo, evoluiu positivamente – de 76,1 pontos em agosto para 77,5 pontos – o Índice de Confiança da Construção (ICST) apurado mensalmente pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getúlio Vargas (FGV). A marca registrada pelo ICST ainda está no campo negativo (a linha de corte é de 100 pontos), mas já voltou ao nível de abril de 2015 e revelou melhora disseminada da percepção das 702 empresas consultadas.

A coordenadora de Projetos de Construção da FGV/Ibre, Ana Maria Castelo, ressaltou outro fato: o ICST de setembro mostrou “a sexta alta consecutiva da confiança no segmento Preparação de Terreno, que antecede o início de obras, o que pode significar um cenário menos negativo para as empresas de construção neste segundo semestre”.

A evolução favorável do indicador se deu tanto na percepção do momento presente quanto das perspectivas de curto prazo. O Índice de Expectativas atingiu 89,2 pontos, com destaque para a demanda prevista para os três meses seguintes (ou seja, para o último trimestre de 2017), que avançou 3,9 pontos em relação a agosto e 10,1 pontos entre dezembro de 2016 e setembro de 2017.

Mas, se ainda está em nível insatisfatório o uso da capacidade instalada, de 65,6 pontos ou 6 pontos abaixo da média histórica, o indicador de uso de mão de obra revelou bom comportamento, sob influência dos subitens Obras de Infraestrutura para Energia Elétrica e para Telecomunicações e Obras de Arte Especiais (como pontes, viadutos e túneis).

No conjunto, os indicadores do setor de construção da FGV/Ibre mostram que a atividade ainda é fraca e que a recuperação tende a ser paulatina, dependendo de fatos novos.

Entre os fatos positivos está a baixa inflação medida pelo Índice Nacional de Custo de Construção (INCC) de setembro, com variação de 0,14%, inferior à de agosto (0,4%), indicando que estão controladas as pressões sobre o custo das obras. Em 12 meses, até setembro, o INCC subiu 4,13%, enquanto o subitem Materiais, Equipamentos e Serviços evoluiu 1,71%. Uma novidade negativa é a redução do porcentual financiável do preço dos imóveis usados pela Caixa Econômica Federal, maior agente do crédito imobiliário. Do ritmo de retomada da atividade dependerá a intensidade da reativação do mercado de imóveis

 

Fonte: Grandes Construções

 

 

 

Empresa italiana inaugura unidade no Brasil

Há 40 anos de mercado, a empresa italiana Indeco S.p.A. já está presente no Brasil há 25 anos por meio de importador comercial, e agora se prepara para a inauguração da sua filial no país, em Campinas, interior de São Paulo. Fabricante de rompedores hidráulicos, tesouras hidráulicas, trituradores, equipamento multifunção, placas compactadoras, garras selecionadoras e braços posicionadores, a empresa busca, desde 1976, atender as demandas do mercado com agilidade, precisão e desenvolvimento de tecnologias, consolidando assim a qualidade e a tradição da marca mundialmente conhecida.

Segundo o Amministratore Delegato da empresa no País, o engenheiro Luiz Carlos Ginefra Toni, a expectativa para a nova unidade é extremamente positiva. “O número de clientes da Indeco no Brasil é muito grande, e agora eles passarão a contar com um suporte mais intenso por meio da Rede de Distribuidores e da própria Indeco Brasil”.

Investimento

Para as novas instalações e estrutura operacional foram investidos mais de €$1 milhão.  Com este investimento em níveis comerciais e técnicos, a intenção é retomar a liderança do mercado nacional, com forte atuação no pós-venda.

“Até 2012, a Indeco liderava o mercado nacional, mas ele ficou pluralizado com a entrada de marcas asiáticas. Hoje, representamos aproximadamente 15% desse mercado em âmbito nacional, mas temos planos ousados de recuperação até o primeiro semestre de 2018”, comenta Luiz Toni.

 

Perspectiva de mercado

Para os próximos anos, a expectativa nos setores de infraestrutura, mineração, reciclagem, entre outros é grande, principalmente devido aos leilões de portos, aeroportos, rodovias, ferrovias, entre outros, por meio do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), do governo federal.

 

Produtos

Entre os produtos fabricados pela Indeco estão os Rompedores Hidráulicos série HP, que representam alta tecnologia e qualidade, com modelos de pequeno, médio e grande porte, de 80 a 11.050 kg, equipados com sistema hidráulico inteligente, distribuidor interior sincronizado e em linha com o pistão e coxins de óleo para amortecer as vibrações de baixa frequência. Além disso, esses equipamentos também possuem sistema ABF (Anti Blank Firing) para eliminação de golpes sem carga na ferramenta e o sistema hidráulico FS (Fuel Saving) para menor consumo de combustível.

Já os Trituradores Fixos e Rotativos foram projetados para suportar fortes pressões e abrasões, com baixo desgaste o que proporciona uso prolongado em quaisquer condições de utilização. Os trituradores rotativos IRP são instrumentos ideais para a demolição primária de edifícios, estruturas verticais, pavimentações, lajes e muros. A versão fixa IFP é perfeita para a demolição secundária de materiais e estruturas em cimento armado e para a reciclagem efetuada através da separação do concreto da barra de ferragem.

Outros produtos são as Placas Compactadoras, ideais para o setor de saneamento, rodoviário e executar outros trabalhos em superfícies em aclive e ou na proximidade de fundações e outros obstáculos. A Indeco também conta com uma linha completa de ferramentas hidráulicas para as mais diversas aplicações como Tesouras Hidráulicas da linha ISS, Multifunção da linha IMP, Pinças Multi Grab da linha IMG, em 5 versões e Braços Posicionadores da Série IBS.

Fábrica

Assim, a previsão é que a partir de 2020 esses equipamentos comecem a ser fabricados no Brasil. Atualmente, o carro chefe da empresa são os rompedores hidráulicos. “Além dos rompedores, que possuem uma vasta gama de aplicação, vamos trabalhar junto aos nossos clientes para levar novas tecnologias através do conhecimento e demonstração de toda a nossa linha de produtos. Um dos equipamentos que poderá mais se adequar ao mercado brasileiro é o multifunção, uma vez que é típico para mercados emergentes”, ressalta Luiz Toni.

Além disso, serão abertas gradualmente vagas para assistência técnica e vendas, cujo contato será divulgado brevemente.

 

Fonte: Grandes Construções

 

Sindileq CE reúne mais de 100 locadores e representantes regionais para discutir rumos do mercado

 

Sindileq  MG - O associativismo empresarial e o compartilhamento de conhecimento florescem no Nordeste. Isso pôde ser confirmado com a realização do 3º Enloc – Encontro de Locadoras do Ceará, evento realizado no mês de setembro em Fortaleza (CE), pelo Sindicato das Empresas Locadoras de Equipamentos, Máquinas e Ferramentas do Estado do Ceará (Sindileq-CE).

O encontro teve mais de 120 inscrições e lotou o maior auditório do hotel Mareiro com empresários da região, presidentes e diretores de sindicatos e associações de empresas locadoras de todo o país. O evento trouxe para discussão temas relevantes e oportunos.

Eurimilson Daniel, vice-presidente da Sobratema – Associação Brasileira de Equipamentos para Construção e Mineração, e secretário da ANALOC – Associação Nacional dos Sindicatos e Representantes de Locadores de Máquinas, Equipamentos e Ferramentas, apresentou um estudo completo e detalhado sobre o mercado de locação de equipamentos em toda sua complexidade. Pela primeira vez, foram divulgados números setoriais englobando locadoras de máquinas de grande porte, linha amarela e linha leve.

Daniel abordou também o impacto e os riscos do mercado em crise, além de perspectivas, programas de parcerias, investimentos e os projetos prioritários. Hoje, segundo o palestrante, o setor tem cerca de 75 mil colaboradores (empregos diretos)

E concluiu: “Nada do que estamos atravessando será esquecido por nós. Fazemos parte de uma geração que não parou de lutar mesmo com indignação pelo que não foi feito.Esse encontro em Fortaleza, realizado com tanta seriedade pelo Fabio Cavalcanti e equipe do Sindileq Ceará, nos recoloca nos trilhos e faz uma pausa para relembrar a todos a nossa missão como empresários.”

Marco Aurelio de Cerqueira, do Sindileq Minas Gerais e diretor da Analoc, trouxe uma contribuição importante para o evento do Ceará. Falando sobre como gerenciar uma empresa de locação em momentos de crise, Marco Aurélio abriu fazendo uma analogia com a experiência do furacão Irma que havia enfrentado uma semana antes, nos Estados Unidos, ressaltando a postura das pessoas e principalmente do governo americano ao orientar e acalmar uma situação que poderia ter sido muito pior. Marco Aurélio falou de gestão, e da responsabilidade das empresas e dos governos e modelos mais adequados de negócios para locação de equipamentos de linha leve e equipamentos pesados. Custos operacionais, rentabilidade x lucratividade, preços mínimos, planejamento, reinvestimentos foram alguns dos temas tratados de forma objetiva e bem humorada.

Fábio Cavalcanti, presidente do Sindileq do Ceará, traçou um panorama local e reforçou que, apesar do PIB cearense ter crescido 2,37% no terceiro trimestre em relação ao mesmo período do ano passado, o caminho está na participação cada vez maior e no engajamento das empresas no Sindileq. Em Fortaleza, o sindicato anunciou que acabou de ganhar uma liminar em que não são mais obrigados a recolher para o fisco municipal.

“Ainda temos muito o que avançar. Mas essa foi uma vitória importante.O setor da construção é fundamental para a retomada do crescimento no país e só vamos conseguir crescer novamente se deixarmos de valorizar a cultura do ‘eu’ e caminharmos com a cultura do ‘nós’. O Sindileq Ceará trabalha nesse sentido desde a sua fundação.”

 

 

 

 



Link da Mat�ria Original: http://

Autor: MKT PortaldoLocador.com

Data de Publica��o: 11/10/2017

Esta not�cia j� foi visualizada 2434 vezes.


Imprimir not�cia       Enviar not�cia por email
Seu nome
Seu e-mail
Nome do seu amigo
E-mail do seu amigo

Coment�rios



Deixe um coment�rio


Desejo receber notifica��es se algu�m mais comenta a noticia.