A influência de startups no mercado e os reflexos para grandes empresas
O termo Startup nunca antes foi tão comum no mundo corporativo como nos últimos anos no Brasil. Empresas startups formadas geralmente por jovens que buscam inovação em diversas áreas e ramos de atividades, visando desenvolver novos negócios com modelos escaláveis e crescimento acelerado, utilizando novas tecnologias e otimização de processos comuns no mercado.
O termo é recente, startup se tornou a definição de empresas recém-criadas e que possuíam um alto índice de rentabilidade e inovação a partir de 1990 com a popularização da internet. Através de muitos empreendedores com ideias promissoras e inovadoras, principalmente associadas à tecnologia que encontraram meios para financiar projetos e posteriormente tornaram-se extremamente lucrativos.
Hoje, empresas que dominam o mercado como Google, Microsoft, Apple, Facebook, Yahoo e diversas outras, nasceram como startups com poucos recursos, porém com ideias inovadoras e uma percepção futurística sobre as necessidades do mercado. Entregar soluções e antecipar necessidades são algumas das características desse tipo de empresas.
No Brasil, décadas depois da popularização deste tipo de negócio, os reflexos e mudanças de mercado criaram a necessidade de suporte para essa nova geração de empreendedores. Em Pernambuco por exemplo foi criado o porto digital uma incubadora com modelo de negócio visionário que deu certo e se consolidou como um dos principais polos de inovação e aceleração de startups no brasil e no mundo. A parceria entre universidades, setor privado e governo mostrou que existem diversos projetos que precisam apenas de espaço para expansão e que estes modelos de investimento e negócio tendem a transformar o futuro e como o mercado lida com inovações.
Como principais reflexos da influência de startups podemos destacar a necessidade e preocupação de empresas já estabelecidas no mercado em procurar novos meios para melhorar seus processos e produtos, entrega de valor e espaço no mercado. A principal diferença é que empresas tradicionais tendem a ter maior dificuldade quando o assunto é inovação e neste aspecto as startups dominam e se estabelecem como novo parâmetro delimitador de novidades para o futuro. Podemos afirmar também que a maioria das startups nasceram ao perceberem e explorarem brechas em negócios já estabelecidos como é o caso da UBER. Em todo mundo o serviço de TAXI sempre foi visto como indispensável, algo nunca antes questionado foi subitamente abatido e aos poucos substituído por uma nova modalidade de serviço de carona simples, rápida e econômica. Sua plataforma é extremamente inovadora e como já mencionado a principal característica da empresa é o uso da tecnologia como fator de crescimento.
Com a globalização, avanço da das ferramentas de TI e possibilidades que a internet tem proporcionado ao aproximar culturas e modelos de negócios a tendência para um futuro próximo será de disputas cada vez mais aceleradas sobre espaços não explorados no mercado. Algumas grandes empresas já perceberam isso e tem projetado novos braços de apoio para seus negócios como exemplo podemos destacar a KPMG, Deloitte e EY, empresas multinacionais de auditoria e outsourcing que tem investido cada vez mais no setor de TI para apoiar sua estrutura de negócios. Bem como também podemos citar a Accenture que é vista como o oposto, uma empresa de TI que tem criado e investido em setores como contabilidade e consultoria de negócios visando crescimento e visão de mercado.
O cenário é claro, para conseguir lidar com essa onda de transformações que a tecnologia trouxe, empresas tradicionais precisam olhar para baixo e aprender como os pequenos de ontem se tornaram os gigantes de hoje, assim como os gigantes de ontem tem se tornado os pequenos de amanhã. O futuro pertence aqueles que respiram inovação.
Texto por:
Eduardo Monte Claro
B.SI. – Consultor de tecnologia e projetos
Link da Mat�ria Original: http://
Autor: MKT PortaldoLocador.com
Data de Publica��o: 09/08/2017
Esta not�cia j� foi visualizada 6870 vezes.
Imprimir not�cia Enviar not�cia por email
Coment�rios
Deixe um coment�rio