Ricardo Oliveira faz palestra sobre Técnicas de Vendas na RedePetro Pernambuco
Dando prosseguimento à agenda de palestras que fora definida no planejamento estratégico da RedePetro Pernambuco no início deste ano, o diretor da Soldatec, Sr. Ricardo Oliveira fez mais uma excelente apresentação para os associados. Desta vez o tema foi “Técnica de Vendas”.
O Ricardo iniciou o evento falando do seu currículum que é bastante vasto na área comercial, tanto na parte operacional, batendo metas, visitando clientes, como na sua atual função que é a gestão do departamento comercial da empresa que ele é sócio.
Para se preparar para a palestra, Oliveira utilizou-se de diversos websites especializados na área comercial e ele recomendou visitarmos o website “AGENDOR” que foi sua principal fonte de inspiração.
Abaixo você tem um resumo dos principais tópicos apresentados:
Relação entre o cliente e sua empresa: Não só olhar comissão, percentual, lucro, etc, mas sim na relação que se vai criar. Se o vendedor tiver uma visão imediatista, só irá fazer uma única venda, e este não é a melhor maneira de se iniciar um relacionamento. O ideal, é vender sempre!
Importância das abordagens comerciais: É preciso ter claro em sua mente que não existem 2 vendedores iguais. Cada um tem um perfil, mais agressivo, mais maleável, mais filosófico, etc – Mas, o que é imperioso é “estar antenado com as necessidades dos clientes”, afirma o palestrante.
Tecnologias de Apoio: Usar a internet para buscar informações dos clientes antes de fazer uma visita é muito importante hoje em dia. É uma ferramenta muito boa para você já ir estudando o cliente e descobrindo seus gostos e desejos. A internet é uma rede em que coisas acontecem de maneira simultânea e você tem que coloca-la à seu favor.
Mas o Ricardo faz um alerta: “Cuidado com excessos! O uso excessivo do Whatsup, Facebook e outras redes sociais têm que ser controlados pois muitas das vezes você se perde para ficar observando as postagens de amigos e familiares e esquece qual o foco do uso que você tem que fazer visando uma venda.”, recomenda o gestor.
Em sua visão o vendedor deve pensar no momento que for fazer uma venda: "Eu ajudo empresas em melhorar...” e, de acordo com seu produto ou serviço, completar a frase com algo que agregue valor ao cliente, tais como “Produtividade / Eficiência / Suas Vendas / Sua Visibilidade / etc”. O cliente não quer comprar o teu produto só pelas características do mesmo, se for assim, ele não precisa de você, ele simplesmente vai num e-commerce e faz o pedido.
Seguem outras importantes recomendações:
Planejamento é a base de todo vendedor
-Estude o cliente
-Estude sua melhor solução
-Investigue a ação do concorrente
-Agende a visita, por escrito e confirme
-Leve uma solução de cada vez
-Apresentar a solução por escrito, ratificando as vantagens
-Agradeça a oportunidade do contato
-Marque a próxima visita
E ainda:
Nunca subestime o cliente: o vendedor não pode pretender saber mais do que o próprio cliente sobre o negócio dele
-Levar "boas novas" para o cliente
-Deve ser sutil e a hora certa de falar
-Continue fomentando o relacionamento até à venda
-Fale coisas que seu cliente não sabe
-Não desperdice o tempo do seu cliente
-Não bajular o cliente - eles não têm tempo para perder com você
Saiba COMO sua solução pode melhorar o negócio do cliente
-O cliente quer saber como sua empresa pode ajudar a empresa dele
-A confiança só é gerada quando ele perceber que sua empresa não quer apenas "empurrar" um produto
Saiba qual é seu diferencial
-O que sua empresa faz o que nenhuma outra faz?
-Mesmo que sua solução seja igual, encontre as diferenças
Máxima da venda: "O cliente tem que desejar você antes de você desejar ele!"
Siga as dicas
Melhore a utilização do seu tempo
-Pesquise outras áreas dentro do mesmo cliente
Showman - Já passou essa época!
-Venda sem estudo, é venda fracassada.
Pare de falar - escute e responda às perguntas com segurança
Regra número 1: falar pouco e escutar muito para poder fazer as perguntas certas
Outras dicas para um vendedor de sucesso!
-Procure uma conexão emocional : amigos em comum / lazer em comum / time / gosto
-Aproxime-se, mas seja diferente!
-Adaptar a linguagem a cada cliente - não adianta falar com linguagem técnica e, não adianta falar com técnico de maneira rasa.
-Estude o ambiente
-Cuidar da aparência: uma pessoa mal trajada demonstra como a empresa é.
Reflexões
-O sucesso comercial não vem do dia para a noite
-Saber qual é a melhor maneira de negociar com o cliente, apresentar a sua solução e, utilizar todos os "nãos" para aprender a melhorar a sua proposta de valor
TEMPO DE VENDER É AGORA!
É na crise que nascem as melhores soluções. Os períodos de guerra mostram isso e o quanto já evoluímos durante um período de recessão.
Link da Mat�ria Original: http://www.redepetropernambuco.org.br
Autor: Blog da Usinagem
Data de Publica��o: 02/09/2016
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