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Gestão de Conflitos é tema de palestra na reunião da RedePetro

Dando seguimento a uma atividade que enriquece bastante as nossas reuniões, o diretor técnico da RedePetro Pernambuco e também sócio da Soldatec, Sr. Ricardo Oliveira, apresentou no último encontro a Palestra Gestão de Conflitos.

Iniciando a apresentação, o Ricardo exibe um slide com a frase: "Na crise, crie!"


Sobre o tema, o palestrante colocou: "Qualquer um de nós, na vida pessoal ou nas organizações, passa por situações que geram conflitos. E, saber como reagir a estas situações é o mais importante".


 

Trazendo um pouco do conceito:

No latim, CONFLICTUS, significa um estado antagônico de ideias, pessoas ou interesses, e não passa, basicamente, da existência de opiniões e de situações divergentes ou incompatíveis.

 

“O conflito nos tempos atuais é inevitável e sempre evidente. Entretanto, compreendê-lo, e saber lidar com ele, é fundamental para o seu sucesso pessoal e profissional”.  (BERG, 2012)

 

Conflitos são naturais e em muitos casos necessários. No entanto muitos deles são desnecessários e destroem valores, causando prejuízo para as empresas e pessoas que nela trabalham.

 

 

O grande desafio é: Transformar conflitos organizacionais em oportunidades 

Com uma referência do consagrado autor da área de administração, CHIAVENATO afirma “O conflito é inevitável, o administrador precisa conhecer a respeito de suas possíveis soluções ou resoluções. A solução de um conflito passa quase sempre pelo exame das condições que o provocaram”.

 

Tipos de conflitos:

-Conflito pessoal: como a pessoa lida com ela mesma

-Conflito interpessoal:  ocorre entre indivíduos, quando duas ou mais pessoas encaram uma situação de maneira diferente 

-Conflito organizacional: advém do resultado das dinâmicas organizacionais que estão em constante mudanças

-Conflito Interno: ocorre entre departamentos ou unidades de negócios mas sempre tem como raiz o conflito entre pessoas 

-Conflito externo: com outra empresa, governo ou até com outro indivíduo 

-Conflito percebido: quando as partes percebem e compreendem que o conflito existe - conflito latente

-Conflito experenciado: conflito velado

-Conflito manifestado: expresso através de comportamento de interferência ativa ou passiva - conflito aberto

 


 

Fatores causadores de conflitos nas organizações 

-Internas: caráter tecnológico, estrutural ou comportamental

-Escassez de recursos

-Choque entre metas e objetivos: em sua grande maioria por falta de comunicação 

 

 

Condições conflitantes 

-Ambiguidade de papel: expectativas são pouco claras e confusas 

-Objetivos concorrentes: tarefas diferentes, focando objetivos diferentes 

-Recursos compartilhados: se um grupo aumentar o outro vai perder

-Interdependência de atividades: um grupo depende do outro para desempenhar sua tarefa 


Natureza dos conflitos

-Do comportamento 

-Estrutural

-Externa


Logo após a palestra, como é de praxe, houve um debate com os presentes aprofundando o tema. Foi muito enriquecedor as perguntas e esclarecimentos dado pelos que lá estavam.

 

QUANDO O GESTOR DEVE AGIR?

 

 

Para finalizar, o palestrante alerta: “Dependendo de como seja gerenciado, um conflito pode ser o causador de problemas para a empresa. Cabe ao gestor administrar é saber direcionar no melhor caminho”.

 

A palestra você pode ler e baixar clicando abaixo:

 



Link da Mat�ria Original: http://www.redepetropernambuco.org.br

Autor: Rede de Negócios de Pernambuco (RENEPE)

Data de Publica��o: 15/08/2016

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